08/07/2013 - Pesquisa Perfil da Enfermagem é aplicada nos hospitais de Porto Alegre

Próximo hospital a receber a pesquisa será o Clínicas, nesta terça e quarta-feira

Os profissionais de Enfermagem dos hospitais porto-alegrenses recebem, desde o dia 1º de julho, os questionários da pesquisa Perfil da Enfermagem para preenchimento. A coleta de dados é executada por meio de um caderno de respostas, onde consta a identificação socioeconômica, formação profissional, acesso técnico-científico, mercado de trabalho, satisfação no trabalho e no relacionamento e participação sociopolítica. 

A primeira instituição a receber os questionários no mês de julho foi o hospital Divina Providência, onde os cadernos foram respondidos por enfermeiros, técnicos e auxiliares na segunda-feira (dia 1º). No decorrer da semana, os hospitais Vila Nova, Presidente Vargas, Mãe de Deus e Instituto do Coração receberam os questionários de terça a sexta-feira, respectivamente. 

As próximas aplicações da pesquisa serão realizadas nesta terça e quarta-feira (08 e 09 de julho), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A equipe do Conselho estará no andar térreo, em frente aos elevadores centrais, ao lado da capela.


A pesquisa
A Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil está sendo realizada pela FIOCRUZ, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (NERHUS/ENSP/FIOCRUZ) e tem como principal objetivo conhecer a situação atual da enfermagem no país, no recente contexto socioeconômico e político brasileiro.

Esta pesquisa é fruto de uma parceria entre a FIOCRUZ com o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn e a Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e do Ministério da Saúde, além da Rede ObservaRH, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde – CNTS, da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN e do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Os Conselhos Regionais de Enfermagem também apoiam a pesquisa através da aplicação dos questionários.

A Coordenação da Pesquisa está a cargo das Professoras Doutoras Maria Helena Machado – Coordenadora Geral – e Ana Luiza Stiebler Vieira – Coordenadora Geral Adjunta. A Coordenação Nacional Interinstitucional da Pesquisa é constituída pela ENSP/FIOCRUZ, o COFEN, a ABEn e a FNE. No Rio Grande do Sul, o coordenador é o conselheiro do Coren-RS, enfermeiro Claudir Lopes.

Para saber mais, acesse o site oficial da pesquisa: http://andromeda.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem