17/07/2013 - Hospital Geral de Caxias do Sul apresenta processos de Enfermagem ao Coren-RS



Na tarde desta quarta-feira (17), o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, acompanhado pelo conselheiro Fabrício dos Santos, assistiu à apresentação oficial do projeto de Processos de Enfermagem implantados pelo Hospital Geral de Caxias do Sul. O encontro foi realizado na instituição e reuniu também o corpo gestor do hospital e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de coordenadores e colaboradores em geral da casa de saúde.

A reunião teve início com a fala do diretor geral do Hospital, Sandro Junqueira. Ele apresentou a instituição, seus principais números e a importância da implantação do processo de Enfermagem aliado à capacitação sistemática de seu corpo clínico, em conjunto com a UCS. Para o diretor, esta parceria é um dos elementos que garantem ao hospital o certificado de Satisfação dos Usuários do SUS, figurando a instituição como uma das dez melhores do Estado na opinião dos cidadãos que utilizam o Sistema Único de Saúde. 

O encontro contou ainda com a apresentação geral dos Processos e a forma de implantação, que teve início em 2003 e foi finalizada neste ano. A gerente de Enfermagem da instituição, Franciele Loss Keller, falou sobre os detalhes e apresentou os principais resultados alcançados com os processos. Na sequência, a coordenadora do Programa de Educação Permanente da UCS, professora Regina Helena Medeiros, falou sobre a implantação do processo sob o ponto de vista acadêmico. Segundo ela, o processo permitiu aos alunos da universidade a vivência prática das ações ensinadas em sala de aula, contribuindo positivamente no aprendizado dos mesmos. O presidente Ricardo Rivero destacou que os serviços oferecidos no hospital se igualam ao nível daqueles oferecidos nos maiores hospitais privados do Estado.

O Hospital Geral de Caxias do Sul é referência na região, especialmente nas áreas materno infantil, pediatria e oncologia. A Fundação Universidade de Caxias do Sul garante, no Hospital Geral, o atendimento universal e gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o pronto atendimento ambulatorial de urgência até os Serviços Auxiliares de Diagnóstico, enquanto, no Ambulatório Central da UCS, os usuários têm à disposição consultas médicas nas áreas de atendimento básico e de especialidades, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, durante o dia. A instituição atende os 48 municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, totalizando uma população de mais de 1 milhão e meio de habitantes.