31/07/2013 - Hospital Santa Casa de Santana do Livramento deverá se adequar

Acordo foi firmado em reunião hoje pela manhã

O presidente do Coren-RS, Ricardo Rivero, participou na manhã desta quarta-feira, dia 31 de julho, de reunião no gabinete do prefeito de Santana do Livramento para tratar dos problemas detectados pela fiscalização do Coren-RS em quatro visitas realizadas este ano. As visitas haviam constatado a falta de profissionais em diversas áreas, prejudicando o dimensionamento e sobrecarregando as equipes, o que pode favorecer o erro e colocar em risco a segurança do paciente. Foi acordado entre as partes que, para evitar um interdição ética, a Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento vai se adequar aos apontamentos do relatório de fiscalização e irá contratar mais profissionais no prazo máximo de 90 dias.

A reunião foi solicitada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul e teve a participação do prefeito, Glauber Lima, da secretária de saúde Natalia Ivone Streibenner, do vice-provedor e diretores geral e técnico da Santa Casa, respectivamente Vanderlei Bonnes, Adolfo Ferreira e Dra. Maria Helena Padilha, além do presidente da Feessers, Milton Kempfer. Também estiveram presentes o diretor da Feessers, Emerson Pacheco, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Livramento, Delmar Rodrigues, o presidente do Sindisaúde local, Silvio Madruga, o diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Adalberto Rosses, e os enfermeiros Anderson Zimmer, da SMS, Leonardo Antunes e Rafaela de Souza, da Santa Casa. O encontro teve ainda a presença da assessora institucional e da secretária executiva do Coren-RS, respectivamente Fátima Pagel e Caroline Bordignon Peccin.

Após a reunião, o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, prosseguiu em visita à Santa Casa para conversar com os profissionais de enfermagem da instituição.


Texto: Fernanda Barth