30/07/2013 - Conselheiro participa de audiência pública sobre sistema de saúde



Na tarde desta terça-feira, dia 30, o conselheiro Claudir Lopes representou o Coren-RS em audiência pública realizada pelo Ministério Público de Canoas, na região metropolitana. O encontro aconteceu no auditório do MPF e foi coordenada pelo procurador da República em Canoas, Pedro Antonio Roso, e pelo representante da Secretaria Estadual de Saúde, Sérgio Braga de Mello.

O objetivo da reunião foi promover o debate sobre temas de interesse de quatro municípios da região, no âmbito da saúde pública: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita. Representantes das cidades falaram sobre os cumprimentos da Emenda Constitucional nº 29, o acompanhamento da aplicação do Fundo Municipal de Saúde e o monitoramento do programa de estratégia de saúde familiar nos municípios participantes. Também foram discutidas propostas de melhorias no teleagendamento de consultas do município de Canoas.

Participaram também da reunião os secretários municipais de Canoas e Esteio, respectivamente Marcelo Bósio e Gerônimo Paludo; representantes dos conselhos municipais de saúde de Esteio, Nova Santa Rita e Canoas, Ministério da Saúde, Comunidade Negra (Comissão de Etnia), Conselho Estadual de Saúde, Procuradorias dos Municípios de Canoas e Esteio.