07/08/2013 - Hospital de Porto Alegre é exemplo de cumprimento da Legislação



O Hospital Independência, de Porto Alegre, gerenciado pela Ulbra ate 2009, foi assumido pela Sociedade Sulina Divina Providência, que o reabriu em janeiro de 2012. A enfermeira Gláucia Trevisan, com 18 anos de profissão, assumiu o cargo de RT e gerente assistencial da instituição em maio daquele ano. Junto com o novo cargo, veio um grande desafio: começar um hospital do zero. Da escolha dos profissionais contratados à organização estrutural, passando pelas ferramentas de gestão, todos os elementos deveriam ser cuidadosamente resolvidos para atender às necessidades de assistência.

Na primeira visita da fiscalização do Coren-RS, em janeiro de 2013, o Hospital Independência encontrava dificuldades para finalizar o Manual de Processos, o Regimento e a Sistematização de Assistência ainda não haviam sido implementados, principalmente pelo pouco tempo de funcionamento. Após três meses de muito trabalho, a segunda visita da fiscalização do Conselho constatou que todos os itens exigidos pela Legislação foram atendidos. “Estamos em fase final de formatação do Manual de Procedimentos, que conta com mais de 500 processos operacionais. Também criamos Comissões Internas Assistenciais com profissionais de outras áreas da saúde, que, com um trabalho intenso, vêm discutindo assuntos importantes para a sistematização”, conta Gláucia. Segundo ela, graças a essas comissões, foi possível entender a sistematização da assistência “e com a criação um projeto, o sistema foi alimentado, vinculando diversas taxonomias para fazer o diagnóstico de enfermagem”, finaliza. Gláucia atribui o sucesso no cumprimento dos processos administrativos ao intenso trabalho de sua equipe, que fez da Assistência de Enfermagem um desafio.