13/08/2013 - Sindisaúde conquista equiparação salarial entre auxiliares e técnicos no GHC

Accordo vai beneficiar mais de mil trabalhadores

Foi nesta terça-feira (13/08) a votação do acordo de equiparação salarial entre auxiliares e técnicos de enfermagem no Grupo Hospitalar Conceição. O acordo, trabalhado por três anos entre o Sindisaúde e a direçaõ do GHC, foi apresentado em Assembléia do Sindisaúde na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos. De forma democrática o microfone aberto permitiu que todos pudessem manifestar suas opiniões e esclarecer suas dúvidas antes da votação.
O enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, esteve presente na Assembléia e fez uso da palavra explicando que a equiparação de salarios não se refere a equiparação de competências e que auxiliares que não tiverem o curso de técnico em enfermagem não poderão exercer as funções de técnico. Após esta fala, o presidente Gilmar França abriu a proposta para votação e a maioria esmagadora dos presentes a aprovou.
A proposta vai beneficiar cerca de mil auxiliares de enfermagem que recebem em média dois mil reais de salário básico, sem adicional, passando para cerca de 2,5 mil reais pagos aos técnicos de enfermagem. O presidente do Sindisaúde, Gilmar França, destacou que “estávamos há quase 3 anos trabalhando nesta proposta e agora a justiça será feita e a nossa reivindicação vai se transformar em uma realidade”, afirmou França. O acordo deverá ser assinado nos próximos dias e valerá a partir de janeiro de 2014.

Texto e fotos: Fernanda Barth