02/09/2013 - Encontro no Sindihospa aborda dimensionamento e aplicação da SAE nas instituições



Na última sexta-feira (30/08), o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, participou de um encontro na sede do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – Sindihospa, para tratar sobre temas como dimensionamento dos enfermeiros nas instituições de saúde e a aplicação da Sistematização da Assistência à Enfermagem (SAE). 

Além do presidente do Conselho, estiveram presentes na reunião a procuradora geral do Coren-RS, Leticia Voltz, a assessora institucional, Silze Ribeiro, e a assessora de gabinete, Maristela Silva. Também compareceram representantes do Sindihospa, de representantes jurídicos dos hospitais de Porto Alegre e da assessoria jurídica do Sindicato.
 
O encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas e iniciar um trabalho orientativo em relação a assuntos diversos da área focando, nesta primeira etapa, especialmente o dimensionamento e a implementação da Sistematização da Assistência à Enfermagem – SAE nas instituições de saúde. Com os esclarecimentos, o Conselho visa a qualidade dos atendimentos com respeito às diretrizes das Resoluções Cofen nº 293/2004 e 358/2009, que direcionam tais questões.
 
Durante o encontro, foi acordado que o Coren–RS participará da Comissão do Sindihospa que trata das instituições de longa permanência, para desenvolver um trabalho de orientação frente às instituições, sanando dúvidas que possam surgir nos processos internos. Vale salientar que estes grupos de trabalho, intervenções e orientações não interferem nas fiscalizações, que continuam sendo praticadas sistematicamente. 

As reuniões para orientação das instituições terá periodicidade quinzenal, sempre com agendamento via Sindihospa.