03/09/2013 - 16º CBCENF – Mesa redonda: Experiências na tragédia de Santa Maria

Profissionais envolvidos falam sobre os riscos, medos e emoções ao lidar com uma tragédia

Passadas a comoção pessoal e a repercussão internacional da tragédia de Santa Maria é chegado o momento de compartilhar as experiências dos profissionais de enfermagem envolvidos no tratamento das vítimas e familiares.

No 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) haverá uma mesa redonda com a participação de Ricardo Roberson Rivero, presidente do Coren-RS, que falará sobre os profissionais diretamente envolvidos no socorro em Santa Maria. Os riscos de uma atuação de emergência, os medos e as emoções ao lidar com uma tragédia e as técnicas e os conhecimentos envolvidos para salvar vítimas e confortar familiares serão as principais percepções trocadas pelos enfermeiros presentes.

Será discutida, também, a necessidade de organização nacional nos planos de emergência, contingência e ação por meio da matriz FOFA: Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, com a presença dos profissionais Maria da Conceição Mendonça da Costa e Márcio Xavier de Almeida Barreto. Serão revistos os pontos de defesa e as potencialidades para se prevenir tragédias, bem como as debilidades e vulnerabilidades expostas.

A participação dos profissionais da área de enfermagem nesta mesa redonda do 16º CBCENF enriquecerá o debate promovendo a construção de um conhecimento técnico e humano sobre a importância da profissão em momentos de grandes tensões.

O 16º CBCENF acontece entre os dias 2 e 5 de outubro, em Vitória/ES. As inscrições devem ser feitas no site www.cbcenf.com.br. Acesse o portal para ter acesso à programação preliminar de cursos e oficinas. São mais de sete cursos com temas diversos relacionados à prática da Enfermagem. As palestras também contam com temáticas e abordagens importantes para o profissional, acesse o portal e confira!

Fonte: Comissão Organizadora CBCENF e COFEN.