09/09/2013 - Coren-RS e Abenfo firmam parceria na área de enfermagem obstétrica



O Coren-RS e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) realizaram na manhã de hoje, 9 de setembro, reunião na sede do Conselho de Enfermagem. O encontro teve como objetivo comunicar a Instituição sobre um curso de especialização em enfermagem obstetrícia na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, a Abenfo pediu o apoio do Conselho no exercício profissional da enfermagem obstétrica, buscando a segurança do profissional que atua nas instituições públicas de saúde para implantação da Rede Cegonha em suas maternidades.
Ficou acertado entre o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero e as representantes da Abenfo, Mariane Riffel e Viriginia Leismann, que serão convidadas para uma reunião as enfermeiras RTs e as coordenadoras de Centro Obstétrico dos hospitais Fêmina, São Lucas, Santa Clara, Conceição, Clínicas, Presidente Vargas e Hospital Universitário de Canoas. O objetivo do encontro será analisar como essas maternidades estão operando nos princípios da Rede Cegonha, bem como, seus avanços e suas dificuldades.

Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica
O Curso é financiado pelo Ministério da Saúde e capacitará 15 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por ano, para dar assistência à mulher no período grávido puerperal e ao recém nascido no período neonatal. A capacitação formará enfermeiros obstetras, com perfil humano e ético. Os profissionais serão capazes de atuar como colaboradores na mudança de modelo de atenção ao parto e nascimento, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde materna e neonatal no país.
A especialização terá como principal objetivo contribuir para a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e ao recém nascido, com foco na melhoria da assistência ao parto e ao nascimento. Igualmente, a implementação da Rede Cegonha, que tem como objetivo o parto e o nascimento centrado no bem–estar da mulher, recém nascido e família.

Rede Cegonha
Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo SUS, desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. O programa assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e ás crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.