13/09/2013 - FASC realiza capacitação com apoio do Coren-RS



     O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul esteve presente na manhã de hoje, 13 de setembro, em uma capacitação da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O evento teve como objetivo integrar os enfermeiros e técnicos de Enfermagem que trabalham no campo do acolhimento institucional para trabalharem nessa área da profissão.  
     Hoje foi realizado o 1° módulo da formação, que terá um encontro por mês até dezembro. Os participantes foram recebidos no Centro Histórico e Cultural do Coren-RS e foram capacitados sobre dinâmica de acolhimento, motivação e saúde. Na ocasião, o conselheiro Claudir Lopes falou sobre um estudo que será realizado com a área de Enfermagem da Instituição, com o objetivo de identificar os principais problemas enfrentados para que soluções sejam alisadas e propostas. A capacitação contou também com a presença das conselheiras Luci Malicovski, que fez a apresentação do Conselho e de suas principais atribuições, e Carmem Savaris. O encontro foi encerrado com a palestra motivacional da enfermeira Clarenice Lopes.
     A formação continuada é organizada pelos enfermeiros da Fasc, com o apoio do Coren-RS. O próximo encontro está previamente agendado para o dia 09 de outubro, na sede do Conselho.


FASC
     A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) é o órgão da Prefeitura de Porto Alegre responsável pela coordenação e execução de programas e serviços que promovem direitos e a inclusão dos cidadãos que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. 
     Esses programas e serviços atendem a crianças e adolescentes, famílias, moradores de rua, idosos e pessoas com deficiência. São gerenciados pela Fasc, que articula uma grande rede de atendimento composta por unidades próprias e organizações não-governamentais conveniadas. A Instituição vem atuando de forma articulada com os eixos propostos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como a descentralização político-administrativa, a territorialização, o controle social e a relação do Estado com a sociedade.