07/10/2013 - Coren-RS debate a importância da Enfermagem no atendimento pré-hospitalar

Encontro visa prover a excelência no trabalho prestado por profissionais de Enfermagem na área pré-h

O atendimento ou socorro pré-hospitalar é um tema de absoluta relevância, não apenas para a área de Enfermagem, mas também para toda a sociedade, que anseia por atendimentos mais seguros. Por isso, amanhã, dia 08 de outubro, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul - Coren-RS promove encontro com enfermeiros responsáveis técnicos (RTs) que trabalham no atendimento pré-hospitalar. A reunião começa às 09 horas no auditório da Famurs - Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus, Porto Alegre. Dentre os participantes estarão os enfermeiros RTs do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, responsáveis técnicos de demais serviços de pré-atendimento e de instituições de saúde estaduais.

Na ocasião, serão abordadas a Resolução COFEN n° 375/2011, que dispõe sobre a presença do enfermeiro no atendimento pré e inter-hospitalar. Além disso será tratada a Portaria MS 356/2013, que redefine o cadastramento no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde , das Centrais de Regulação das Urgências e das Unidades Móveis de Nível Pré-Hospitalar de Urgências pertencentes ao componente SAMU 192 da Rede de Atenção as Urgências.

Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar
O serviço de Atendimento Pré-Hospitalar envolve todas as ações que ocorrem antes da chegada do paciente ao ambiente hospitalar, é o atendimento emergencial ou ambiente extra hospitalar, destinado às vítimas de trauma (acidentes de trânsito, industrial e aéreo), violência urbano (homicídios, suicídios) e mal súbito (emergências cardiológicas, neurológicas e psiquiátricas), visando a sua estabilização clínica. O transporte e a chegada precoce ao hospital são fundamentais para que a vítima chegue ao hospital com vida.