09/10/2013 - Reunião decide por formação de GT com foco nas Instituições de longa permanência

Próxima reunião terá formação de cadastro único para balizar ações

Um grupo de Trabalho irá mapear as Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e traçar ações efetivas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos dentro destas instituições, garantindo seus direitos. O grupo foi constituído por representantes do Coren-RS, Comissão do Idoso da OAB, Sindihospa, Conselho Municipal do Idoso, Vigilância Sanitária, Secretaria do Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Justiça e Desenvolvimento Social, Coordenação Estadual de Políticas para o Idoso e Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), em reunião hoje a tarde (09/10) na sede do Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul.

Na ocasião foi decidido que será elaborado um termo de parceria entre as instituições presentes para a criação de um cadastro único das Instituições de Longa Permanência, permitindo uma rede de ações. Para o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, com o cadastro único será traçado um raio-x do setor, estabelecendo prioridades, o que permitirá a realização das visitas coletivas nas instituições, como casas geriátricas por exemplo, com caráter orientativo e fiscalizatório. Em um primeiro momento as visitas começarão por Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

Na reunião houve concordância de que a Vigilância Sanitária de Porto Alegre precisa de mais fiscais para dar conta deste segmento, que cresce exponencialmente. O presidente da Comissão do Idoso da OAB, Cristiano Martins, sugeriu que seja formulada uma Carta de Resoluções, com pauta específica de ações a serem encaminhadas para o Governo do Estado, Prefeitura, Assembleia Legislativa e Câmara dos Vereadores, assinada por todas as entidades componentes do Grupo de Trabalho.

A próxima reunião procurará agregar além do grupo já formado, representantes do Ministério Público, do Departamento de Assistência Social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, do Conselho de Desenvolvimento do RS, do Conselho Estadual do Idoso e da Vigilância Sanitária dos municípios de Viamão e Alvorada.

Estiveram presentes na reunião Kerlen Gunther (Vigilância Sanitária), Maria Elena (Conselho Municipal do Idoso), Cristiano Martins (Comissão do Idoso da OAB), Esmeralda Kiefer (Sindihospa), Jonatas Silva (FASC), Priscila Farfan e André Quevedo (Secretaria de Saúde), Dionízio K. (Coordenação Estadual de Políticas para os Idosos), Caludir Lopes (Secretário Conselheiro/Coren-RS), Luci Malicovski (Conselheira/Coren-RS), Mirian Ianuch (Coordenação de Administração/Coren-RS), Maristela da Silva (Assessora do Gabinete/Coren-RS), Silze Ribeiro (Assessoria Institucional/Coren-RS, Tiago Milioli (Coordenação de TI/Coren-RS) e Fernanda Barth (Coordenadora de Comunicação/Coren-RS).

Para entender o caso
Atualmente no Brasil existem cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 65 anos, o que equivale a 10% da população brasileira. Amparado pela maior expectativa de vida, esse número deve praticamente quadruplicar até 2060. A estimativa faz parte de uma série de projeções populacionais baseada no Censo de 2010 e divulgadas pelo IBGE. Preocupado com essa parcela tão importante da sociedade, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – Coren-RS, promoveu um debate com autoridades de saúde sobre as instituições de longa permanência de idosos – ILPIs.


Texto e fotos: Fernanda Barth