25/10/2013 - Inicia em Canoas o IV Simpósio de Gestão em Enfermagem

Evento é promovido pela ABEn-RS e apoiado por instituições de todo o Estado

Teve início nesta sexta-feira (25) na Ulbra de Canoas, a quarta edição do IV Simpósio Gestão em Serviços de Enfermagem, promovido pela ABEn/RS e apoiado por diversas instituições do Estado, incluindo o Conselho Regional de Enfermagem. O evento, que tem como tema os "Desafios do Enfermeiro na Acreditação em Saúde", reuniu na mesa de abertura o reverendo Gerhard Grasel, representante do reitor da Ulbra, os enfermeiros presidentes da ABEn/RS e do Coren-RS, respectivamente Teresinha Valduga e Ricardo Rivero, a secretária geral do Sindicato dos Enfermeiros, Maurelise da Silva, além da coordenadora do curso de Enfermagem da Ulbra, Daniela Schneider, e do presidente eleito da nova gestão da Aben/RS, Joel Rolim Mancia.

Na cerimônia de abertura, o enfermeiro Ricardo Rivero destacou a importância de debate em torno da acreditação em saúde, com o objetivo de qualificar continuamente a categoria da Enfermagem nos processos de gestão. Também foram destacadas a parceria entre as organização da categoria nesta busca constante por qualificação e fortalecimento da Enfermagem no Estado. Em seu pronunciamento, a enfermeira Teresinha Valduga falou sobre os especialistas que ajudarão a entender as metodologias de avaliação dos processos de acreditação.

O simpósio tem como objetivo provocar a reflexão e o debate sobre o processo de acreditação em saúde. A programação do primeiro dia contemplou ainda cursos livres e uma conferência sobre o tema,  ministrada por Mara Márcia Machado, superintendente do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), RT responsável pela implementação do Sistema Canadense de Acreditação em Saúde no Brasil e responsável no Brasil pela campanha "Vamos salvar 5 milhões de vidas", do Institute for Healthcare Improvement (IHU - EUA). O evento segue até este sábado (26) com programação de palestras, painéis e apresentação teatral.