30/10/2013 - Coren-RS reune-se com direção do Hospital Fêmina

Direção do Fêmina deverá responder ainda hoje a notificação extrajudicial do Coren-RS

Transcorridos mais de sete meses da primeira visita fiscalizatória do Conselho de Enfermagem e cientes de que o prazo da notificação extrajudicial encerra-se hoje (30/10), às 17h30. A Direção do Hospital Fêmina e os gestores do Grupo Hospitalar Conceição vão entregar ao Coren-RS ofício com os encaminhamentos que serão dados aos itens em desacordo com a legislação, apontados pela fiscalização do Conselho em abril de 2013. A gestão do Hospital pedirá prorrogação do prazo para o cumprimento das determinações do Conselho de Enfermagem.
Na reunião solicitada pelo Coren-RS e que começou hoje as 12h, na sala da direção do Hospital Fêmina,
o conselheiro Claudir Lopes solicitou que a direção da instituição encaminhe, no prazo de até sete dias, o cálculo de dimensionamento de pessoal de enfermagem para o montante de leitos que o Hospital Fêmina dispõe hoje.
A coordenação do Departamento de Fiscalização do Conselho externou sua preocupação com a carência de enfermeiros na instituição, destacando que eles são indispensáveis para a segurança do paciente e para a supervisão do trabalho dos técnicos de enfermagem. A Procuradora do conselho também destacou a preocupação com o acúmulo de responsabilidades por parte da enfermeira Responsável Técnica da instituição que também é a Coordenadora da UTI Neonato e que isto pode por em risco o desempenho pleno de suas atividades.
Estiveram presentes na reunião o Conselheiro Secretário Claudir Lopes (Coren-RS), a Procurado Letícia Voltz (Coren-RS), as enfermeiras Coordenadoras da Fiscalização Mara Fagundes e Roseli Mussoi (Coren-RS), o gerente de internação do Hospital Fêmina, Ércio de Oliveira Filho, o gerente do Fêmina, Sérgio Galbinski, o Diretor Técnico do GHC, Dr. Paulo Ricardo Bobek, a assessora jurídica do GHC, Angelita da Rosa e a enfermeira Responsável Técnica da Instituição, Denise da Rosa Santos.

Texto e fotos: Fernanda Barth