01/11/2013 - Qualifica Coren-RS de Cachoeirinha reúne mais de cem pessoas no Cesuca



O município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, recebeu nesta sexta-feira, (1º/11) o projeto Qualifica Coren-RS, colocando mais de cem profissionais no auditório do Cesuca.
A Comissão Organizadora Municipal escolheu todas as palestras conforme as demandas da categoria no município.
Em sua fala de abertura a enfermeira RT Eleni  Martins, agradeceu o empenho do Conselho e o apoio à enfermagem. A enfermeira Responsável Técnica do Hospital Padre Jeremias, Jerusa Amorim, destacou a mudança de postura que vem sendo promovida pela atual gestão do Coren-RS, por se posicionar de forma firme ao lado da categoria, estando aberto para os inscritos e promovendo aproximação com a enfermagem.
O enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, abriu o Qualifica com a palestra sobre Legislação e Ética, destacando o que é competência da enfermagem e o que não é. "Os agentes comunitários de Saúde não são da responsabilidade da enfermagem, são profissionais de saúde que não estão subordinados ao Coren-RS", destacou Rivero. O presidente do Conselho provocou uma reflexão na plateia ao perguntar se cada um sabe o seu papel hoje dentro da instituição em que trabalha e que a equipe de enfermagem não pode ser o "faz tudo" das instituições de saúde e que muitos gestores ainda veem a categoria como mão-de-obra barata e que isto precisa mudar.
Dando continuidade ao evento, a palestra de Gerenciamento de Conflitos será ministrada pela enfermeira Helen Nicoletti Fernandes e a de Sistematização na Assistência de Enfermagem pelas enfermeiras Roberta Medeiros da Costa e Emi Sakamoto Suda. 
A Comissão Organizadora foi formada pela professora assistente do Departamento de Enfermagem da UFCSPA, enfermeira Tais Nauderer; a Responsável Técnica da SMS, enfermeira Eleni Martins; a Coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira Paula Ferrese Tavares; e a responsável Técnica do Hospital Padre Jeremias, enfermeira Jerusa Amorin. A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha e o Complexo de Ensino Superior apoiaram a iniciativa, viabilizando a realização da Qualificação promovida pelo Conselho.
 
Texto e fotos: Fernanda Barth