08/11/2013 - \A enfermagem precisa conhecer suas atribuições e responsabilidades\, destaca Rivero

Enfermeiro Ricardo palestrou no IPA para os alunos de Administração em Enfermagem

"A enfermagem tem que conhecer suas atribuições e responsabilidades e não assumir o que não lhes compete", destacou o enfermeiro Ricardo Rivero, em palestra hoje pela manhã (08/11). O presidente do Coren-RS conversou durante duas horas e meia com os alunos, esclarecendo dúvidas e apresentando casos reais do dia-a-dia da enfermagem. Lembrou ainda que o agente de saúde é parte da equipe de saúde e não da equipe de enfermagem e que não cabe ao enfermeiro supervisionar os serviços do agente de saúde, esclareceu o papel do Coren, diferenciando-o dos sindicatos e da Aben e pontuou a diferença entre liderança e chefia:  "uma liderança preparada consegue minimizar, através de estratégias de motivação e de sistematização, os impactos negativos de uma rotina que pode ser estressante. Enquanto uma chefia que apenas apela para a autoridade e coerção, não só desune a equipe como agrava os problemas e potencializa o que é negativo".
O gestor também citou como preocupante a escassez de artigos publicados sobre consulta de enfermagem e lembrou que a nova nomenclatura que transformou paciente em cliente, submete agora os serviços de enfermagem ao código de defesa do consumidor. O presidente do Conselho concluiu dizendo que o grande desafio da enfermagem é formar líderes com pensamento estratégico.
O evento foi organizado prela Professora Coordenadora do Curso de Enfermagem Lisnéia Bock e teve a presença de 35 alunos do sétimo semestre de administração em enfermagem do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA).