12/11/2013 - Coren-RS e Abenfo reúnem-se com enfermeiras RTs



Na manha de hoje, 12 de novembro, o Coren-RS e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), realizaram reunião com enfermeiras RTs e coordenadoras de Centro Obstétrico dos hospitais São Lucas, Santa Clara, Conceição e Materno Presidente Vargas para dar continuidade a consolidação da Rede Cegonha.
O objetivo do encontro foi apresentar para as profissionais os dados das visitas fiscalizatórias realizadas nos hospitais Fêmina, Presidente Vargas, Santa Clara, Conceição e Clínicas que verificou a situação do trabalho da enfermagem nos COs e como essas maternidades estão operando, além de avaliar o fluxo do atendimento a parturiente e se há protocolo de classificação de risco implantado nos centros. 
A presidente da Abenfo-RS, Viriginia Leismann afirmou que é preciso fortalecer a enfermagem, mudar a postura dos profissionais para o projeto da Rede Cegonha se consolidar. O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, sugeriu formar um grupo de trabalho para serem criados protocolos.
A enfermeira  Líder do hospital Santa Clara Vanine Krebs, apresentou o projeto de dimensionamento que já foi implantado no centro obstétrico da instituição, servindo de exemplo para os outros hospitais.
Os próximos encontros de consolidação da Rede Cegonha serão coordenados pela presidente da Abenfo-RS, Viriginia Leismann. A próxima reunião já ficou marcada para o dia 26 de novembro, às 09h na sede do Coren-RS.