14/11/2013 - Presidente do Coren-RS realiza visitas institucionais em Passo Fundo



O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, esteve ontem, 13 de novembro, no município de Passo Fundo para debater a saúde da região com profissionais da enfermagem. Rivero esteve na subseção do Coren-RS no município para se apropriar das demandas de saúde da região norte do estado. Ainda, participou de reunião com a coordenação do curso de enfermagem da Universidade de Passo Fundo. 
Preocupado com os serviços de enfermagem no município, Rivero visitou o hospital São Vicente de Paulo para tratar do retorno dos Processos Administrativos da visita fiscalizatória feita pelo Coren-RS. Em conversa no hospital Santa Bárbara debateu sobre dimensionamento de pessoal e sistematização da enfermagem. 

Município segue sem serviço de socorro avançado no SAMU
Ao visitar a sede do SAMU local e reunir-se com a enfermeira RT Adriana Lourega, o presidente constatou que o serviço da ambulância de suporte avançado está parado há mais de 2 anos por falta de equipe profissional. O suporte avançado tem ambulância com condutor socorrista, médico e enfermeiro, e é equipada com monitor cardíaco, bomba de infusão, respirador, ou seja, uma UTI móvel. No entanto, o município tem disponível apenas uma ambulância para atendimento básico que funciona quando ocorre um acidente, no atendimento pré-hospitalar.
Preocupado com a falta que esta ambulância pode fazer para o município de Passo Fundo, já que é o maior do norte do estado, com mais de duzentos mil habitantes, Rivero acionou o setor de fiscalização do Coren-RS, a fim de averiguar o serviço de enfermagem.