21/11/2013 - Dia mundial de prevenção a úlceras por pressão

21 de novembro – Stop Up

O dia 21 de novembro foi escolhido como dia mundial de prevenção das úlceras por pressão, com o intuito de sensibilizar profissionais e sociedade a respeito da prevenção e do tratamento desse flagelo que atinge principalmente pacientes hospitalizados com longa permanência bem como os que associam  fatores de risco, tais como idade avançada e restrição ao leito ou cadeira.

Apesar das inovações e avanços científicos nas últimas décadas, as Úlceras por Pressão, ainda são um desafio para Enfermagem e demais profissionais da área da saúde. Estima-se que anualmente nos Estados Unidos,   aproximadamente 600 mil pacientes hospitalizados evoluam ao óbito em decorrência de complicações secundárias à UP. No Brasil, estudos sobre incidência e prevalência são pouco frequentes, mas a estimativa também é elevada. 
 
Esse tipo de lesão, considerada na maioria das vezes evitável, requer um olhar holístico sobre nossos clientes, agregando profissionais de saúde, cuidadores, familiares e seus diversos saberes, com a finalidade de prevenir, tratar e devolver ao indivíduo sua autonomia e sua integridade, no seu conceito mais abrangente.
 
Nas últimas décadas, houve um investimento expressivo no desenvolvimento de tecnologias em coberturas e tratamentos. Há a disposição no mercado uma grande oferta de produtos que auxiliam no tratamento e prevenção de lesões. Porém, verifica-se que urge a necessidade de socializar o conhecimento entre os profissionais de Enfermagem, associando prevenção e utilização de  novas tecnologias de forma de forma eficaz.
 
 
A sistematização da assistência de Enfermagem, o desenvolvimento e utilização de protocolos discutidos e validados pelas equipes, a avaliação diária dos pacientes bem como a prática de medidas preventivas são ações que contribuem para a diminuição da incidência e prevalência, otimizando recursos humanos e materiais, mas principalmente, prestando ao cliente uma assistência de Enfermagem com qualidade, e segurança, cumprindo o papel profissional com responsabilidade e vocação.