29/11/2013 - Coren-RS finaliza visitas institucionais em Passo Fundo

Unidades básicas de atendimento receberam equipe entre os dias 25 e 29 de novembro

Entre os dias 25 e 29 de novembro, representantes do Coren-RS realizaram visitas institucionais nos postos de saúde de Passo Fundo, na região Norte. O objetivo da ação, que vem sendo realizada em todas as regiões gaúchas, é a aplicação de questionários de pesquisa que permitirão ao Conselho fazer um amplo perfil da Enfermagem em todo o Estado, além de promover a aproximação entre Coren e seus inscritos. 

No primeiro dia de visitas, foram visitados cinco postos, entre eles, Cais Petrópolis, Cais São Cristóvão e Cais Vila Luiza. Além dos postos de saúde também foi visitada a Secretaria da Saúde do município, onde a assessora institucional, Silze Ribeiro conversou com a coordenadora de Enfermagem do município, enfermeira Caroline Saldanha e a professora na área de enfermagem, enfermeira Mara Dill. Segundo Silze Ribeiro, a enfermeira Caroline relatou que esta muito satisfeita com o Coren que sempre que precisa é bem atendida, e que finalmente a categoria conta com um Conselho de verdade. Na ocasião, a equipe do Conselho foi convidada a participar da reunião mensal da Enfermagem, que reúne profissionais de todas as unidades básicas de saúde. O encontro foi realizado na quarta-feira, dia 26.

No segundo dia, as visitas continuaram e mais cinco instituições de saúde receberam a visita do Coren-RS, entre elas: Ambulatório Especialidades, Ambulatório São Luiz, Ambulatório Santa Maria, ESF Parque Farroupilha e ESF Hípica. No dia 27, a equipe visitou a UBS Vila Operário e as unidades de Saúde da Família Lavapés, D. Julia Nenê Graeff, Adolfo Groth, Jaboticabal, Vila Ricci e São Cristóvão. Na quinta-feira, as unidades Victor Issler, Adirbal Corralo, Moacir da Motta Fortes, 1º Centenário, Valinhos, Santa Marta, Donário, Menino Deus, Nossa Senhora Aparecida e CAIS Boqueirão. As visitas se encerraram na sexta-feira, dia 29, quando as unidades Zacchia, Vila Annes e Vila Operário receberam a equipe institucional. Na unidade Zacchia, o Conselho teve a oportunidade de participar de uma aula do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF), ministrada pela professora Maria Lucia Dal Magro. Cerca de vinte acadêmicos receberam a equipe.

Durante as visitas, os profissionais receberam informações sobre as funções do Conselho e suas atribuições como regulador da Enfermagem em suas atribuições técnicas, assim como as diferenças entre sua atuação e a dos sindicatos, responsáveis por questões trabalhistas. Os profissionais e estudantes aproveitaram para elucidar dúvidas e transmitir suas impressões sobre o Coren-RS, tendo demandas anotadas para os devidos encaminhamentos institucionais.