30/11/2013 - Coren-RS promove seminário para debater a qualidade do SUS

Evento foi realizado nesta sexta-feira, em Porto Alegre

Com o objetivo de debater a qualidade do SUS para os profissionais da enfermagem, garantindo a segurança do paciente, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), com apoio das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, promoveu na última sexta-feira, dia 29 de novembro, o seminário “Sus com qualidade – a quem + precisa”. O evento aconteceu das 18h às 21h30 no Auditório do Prédio 11 da PUCRS, em Porto Alegre, onde reuniu mais de setenta profissionais entre as diversas palestras.

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, abriu o encontro abordando a importância do debate em torno da saúde pública, cenário no qual a Enfermagem desempenha papel fundamental na assistência. Logo após, a enfermeira Rosane Baltazar, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, falou sobre a composição dos distritos, estruturas da SMS e monitoramento das equipes. O conselheiro secretário do Coren-RS, enfermeiro Claudir Lopes, foi o mediador da mesa de palestras.

O encontro abordou ainda os desafios da saúde pública, com palestra da enfermeira assistencialista e apoiadora institucional da UBS da Vila Elizabethe, Elaine Maria Alexandre. Já a palestra sobre Protocolo da Unidade Básica de Saúde, ficou por conta da enfermeira Cassiane Kerkhoff. Além disso, o evento trouxe palestra sobre vacinação com abordagem da enfermeira Patrícia Widerkehr, que apresentou o programa Nacional de Imunizações. Na sequência, a enfermeira Aline Sortica falou sobre a alta incidência de HIV no Rio Grande do Sul e a testagem rápida.