02/12/2013 - Profissionais cariocas apresentam cases de reformulação de protocolos

Encontro promovido pelo Coren visa reformulação dos protocolos de Enfermagem nas UBSs de Porto Algre

Com o objetivo de promover o debate sobre a reformulação dos protocolos de Enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre, foi realizado nesta segunda-feira (02), um encontro entre profissionais gaúchos e cariocas, promovido pelo Coren-RS. Enfermeiras do sistema municipal de saúde da capital gaúcha e representantes de universidades da região conheceram o case apresentado pelas enfermeiras Fátima Virginia Menezes Silva e Paula Soares Brandão, respectivamente conselheira do Coren-RJ e representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 

A reunião foi aberta pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Cassiane Kerkhoff, pela da enfermeira Rosane Baltazar, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, e pelo conselheiro secretário do Coren-RS, enfermeiro Claudir Lopes. Ele destacou que a reformulação dos protocolos de Enfermagem é uma demanda dos profissionais de Porto Alegre, identificada durante as visitas institucionais realizadas pelo Conselho. A partir da identificação destas solicitações, teve início um trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, no sentido de promover debates e gerar dados para o grupo condutor, responsável pela elaboração dos novos protocolos. A primeira reunião entre a SMS e o Coren-RS foi realizada no dia 08 de novembro, na sede do Conselho.

Na sequência, Fátima apresentou a estrutura organizacional da Atenção Básica no estado do Rio de Janeiro, ressaltando a necessidade de elaboração de protocolos de modo interdisciplinar, reunindo diferentes profissões da saúde e suas diversas hierarquias. Ao mesmo tempo, destacou a importância de não reduzir tais protocolos à mera manutenção das práticas assistenciais e sim, propor ações de melhoria da assistência e segurança dos profissionais, pautado em diretrizes legais e com o respaldo do Conselho Regional de Enfermagem.

No terceiro momento, Paula Brandão apresentou as principais características da Saúde na capital carioca, assim como suas redes assistenciais. A enfermeira trouxe aos profissionais gaúchos toda a trajetória de elaboração dos novos protocolos, a interação com os diversos órgãos ligados à Enfermagem, como o Coren-RJ e a aplicação do mesmo no município, com seus benefícios e desafios.

Ao final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de elucidar dúvidas e trocar experiências com as palestrantes. A reunião contou também com a presença de representantes das universidades de Enfermagem da UFRGS, ESP/RS, IPA, Uniritter, UFCSPA e PUCRS, além de representantes de outras secretarias municipais da região e da Fiscalização, Qualidade e Assessoria da presidência do Coren-RS, respectivamente representadas por Mara Helena Fagundes, Haini Bastos e Maristela Silva. A próxima reunião do grupo condutor será realizada no próximo dia 19, em Porto Alegre.