03/12/2013 - Presidente do Coren-RS participa de Seminário da História da Enfermagem

Evento é realizado em Salvador e segue até amanhã, dia 4

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, prestigia desde a manhã de hoje, dia 3, o II Seminário Nacional da História da Enfermagem. o evento é uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) e comemora os 40 anos do Cofen, dando continuidade à série histórica do seminário, que ocorreu pela primeira vez há 3 anos. Com o objetivo de divulgar e valorizar a profissão do enfermeiro para a comunidade, o seminário apresenta palestras, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e visita guiada ao MuNEAN.

O presidente interino do Cofen, Oswaldo Albuquerque, abriu o evento falando sobre a evolução da enfermagem em nível nacional, do reconhecimento do trabalho dos profissionais e da importância da valorizaçao da categoria. Segundo o presidente, a evolução política da categoria é indispensável para seu fortalecimento e a Enfermagem vive atualmente um momento de reflexão. Durante a manhã desta terça-feira, o presidente também lançou o selo e carimbo dos Correios, em homenagem aos 40 anos do Cofen, com a seguinte inscrição: “Há 40 anos lutando pela autonomia da Enfermagem.”

O Seminário também reúne pesquisadores da História da Enfermagem de todo o Brasil como os estudiosos Joel Rolin Mancia, Almerinda Moreira, Lina Maria Brandão de Aras, Taka Oguisso, Tânia Cristina Franco Santos, Miriam Susskind Borenstein, Rinaldo de Souza Neves, Valdemar de Assis Lima, Wellington Mendonça de Amorim, Regina Maria dos Santos  e a museóloga Gleice Pereira. O presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque, e a conselheira federal Maria do Rozário de Fátima Borges Sampaio também compõem a lista dos palestrantes do evento. 

Estiveram presentes presidentes de conselhos regionais de Enfermagem de todo o país, além dos conselheiros federais Irene Ferreira, Anselmo Jackson Rodrigues de Almeida e Regina Maria dos Santos.