05/12/2013 - Enfermagem lota audiência pública das 30H em São Leopoldo



A plenária da Câmara Municipal de São Leopoldo, na região Metropolitana, recebeu lotação máxima na noite desta quarta-feira (04), para a audiência pública pelas 30 horas para técnicos e auxiliares de Enfermagem do município. Cerca de 130 profissionais compareceram ao encontro, solicitado pelo Coren-RS na audiência realizada em Sapucaia do Sul, no mês de outubro, e organizado pelo Sindisaúde Vale do Sinos com o apoio da Câmara de Vereadores local.

O Coren-RS foi representado pela enfermeira Tatiane Bernardes, que compôs a mesa junto ao presidente da Feessers, Milton Kempfer; presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Jeisson Rex; o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, Adilson Szymanski; secretário municipal de Saúde, Julio Galperin; representante do Sindicato dos Enfermeiros, Carla Fabiane, além da presidente da Comissão de Saúde da Câmara de São Leopoldo, vereadora Edith Rodrigues Lisboa (Cigana), o presidente da Câmara, Luiz Carlos Nascente, e os vereadores Carlinhos Fleck, Carlos Szulcsewski e Brasil Fernando Oliveira.

O presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Jeisson Rex, iniciou o encontro abordando o diálogo que é buscado com a administração municipal, para apresentação de dados que demonstrem e corrijam a distinção de carga horária entre profissionais da mesma categoria. Já o presidente da Feessers destacou a necessidade de valorização dos trabalhadores da área e o trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Governo do Estado, que encaminhou ao Legislativo o projeto de lei com a proposta de reajuste de 12,727% para o salário mínimo regional para 2014, além da inclusão da quinta faixa salarial para os trabalhadores técnicos de nível médio com valor de R$1.100,00 – que inclui os técnicos de enfermagem. 

A enfermeira Tatiane Bernardes dirigiu-se diretamente ao secretário Julio Galperin, explicando sobre o acolhimento ao paciente e demais atividades fundamentais de atendimento realizadas por técnicos e auxiliares. Ao mesmo tempo, lembrou que a legislação da Enfermagem prevê a obrigatoriedade de supervisão direta do enfermeiro sobre suas atividades, durante todo o seu período. Ela destacou ainda o trabalho que o Conselho vem realizando para garantir o cumprimento da legislação em todas as suas esferas, tanto na questão da supervisão em tempo integral quanto no dimensionamento de pessoal, para trazer mais qualidade no serviço prestado à população e a segurança dos profissionais.

O secretário aceitou as reivindicações dos trabalhadores e levará as mesmas ao prefeito  para as devidas análises técnicas. O vereador Carlinhos Fleck entregou a Moção de Apoio da bancada legislativa à vereadora Cigana, dando apoio à causa das 30 horas para técnicos e auxiliares. A moção será lida na sessão plenária a ser realizada na próxima terça-feira, dia 10, quando será aberta a votação com coleta de assinaturas e posterior envio ao executivo.