12/12/2013 - Aprovada por unanimidade moção das 30h para técnicos e auxiliares de São Leopoldo



Uma mobilização da Enfermagem está sendo feita pela aplicação da jornada de trabalho de 30h para técnicos e auxiliares de enfermagem do município de São Leopoldo. Na última terça-feira, 10 de dezembro, a categoria teve mais uma vitória. Dezenas de profissionais da Enfermagem estiveram presentes, em audiência pública na Câmara Municipal de vereadores, onde foi aprovada unanimemente a moção de apoio às 30h, entregue aos vereadores na última audiência pública realizada no dia 5 dezembro. O próximo passo é enviar para assinatura do prefeito. 

O presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, esteve presente e comemorou a vitória da categoria. “Isto é a prova de que quando os representantes do Sergs, Sindisaúde e Coren-RS se unem, e a enfermagem se mobiliza o legislativo responde. Vamos multiplicar esta idéia, trabalhando juntos e com união podemos muito mais”, afirmou Rivero. 

O motivo da ação movida pela enfermagem é por todos os profissionais da saúde do município terem conquistado às 30h menos os técnicos e auxiliares de enfermagem, que permanecem com 36h de jornada de trabalho. Contudo, a legislação da Enfermagem prevê a obrigatoriedade de supervisão direta do enfermeiro sobre as atividades do técnico e do auxiliar, durante todo o período de trabalho. Com enfermeiros trabalhando 30h e técnicos e auxiliares 36h existem instituições de saúde do município que ficam abertas sem a supervisão do enfermeiro.