08/01/2014 - Após 13 anos hospital de Barra do Ribeiro tem previsão de abertura em maio



A população do município de Barra do Ribeiro, localizado a 56 quilômetros de Porto Alegre, poderá ter um hospital até maio deste ano. O Complexo concluído há 13 anos, conta com 50 leitos está totalmente equipado e nunca foi usado. 
No dia 25 de janeiro de 2013, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem – Coren-RS, Enfermeiro Ricardo Rivero, esteve presente no município de Barra do Ribeiro reunido com profissionais da enfermagem da região, tendo a oportunidade de visitar e conhecer a instituição. “Encaminhamos oficio aos órgãos competentes para que tomassem providencias, pois há uma população sem atendimento naquela região além de ser importante para desafogar a demanda da Capital “, afirmou Rivero. 
Enquanto Porto Alegre sofre com falta de leitos e emergências superlotadas, o hospital que custou cerca de R$ 6,5 milhões servirá como uma alternativa para aliviar a capital gaúcha. Inicialmente o complexo deve contar com 50 leitos, mas deverá chegar a 100, e com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Projetado para ser de média complexidade, nos primeiros meses a instituição fará apenas atendimentos clínicos, além de pronto-atendimento e Samu. 

Histórico

A construção do Hospital Barra do Ribeiro começou em 1986, uma ideia do então governador Jair Soares para desafogar a demanda da Capital, com recursos da União, do governo do estado e do município. A obra ficou apenas em 2000 com boa parte dos recursos doados por moradores. O hospital tem bloco cirúrgico, lavanderia, refeitório, 12 quartos, 50 leitos e diversos equipamentos parados. A previsão é de que os atendimentos comecem até maio de 2014. Antes disso, deverá passar pelo processo de contratação com o Estado e de médicos, além de reformas e atualização de equipamentos.