09/01/2014 - Presidente do Conselho visita instituições de saúde no interior do Estado




Durante esta semana, o presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero está realizando reuniões com gestores de saúde no interior do Estado. O objetivo é a aproximação do Conselho com as instituições de saúde e ainda, conversar sobre o andamento dos processos fiscalizatórios abertos pelo Coren-RS em algumas instituições. 

Em Santa Cruz do Sul, o presidente reuniu-se com o gerente de Enfermagem, Fernando Wegner e com o diretor técnico, o médico Leandro Muller do Hospital Santa Cruz. No encontro, trataram do andamento de processos fiscalizatórios. O gerente de enfermagem explicou que em janeiro de 2013 tinha no seu quadro de enfermagem um total de 382 profissionais, e agora, no mesmo período conta com 408 funcionários. Além disso, a instituição tem uma proposta de mais contratações neste primeiro semestre de 2014, e ainda, um calendário de eventos para educação permanente e um projeto de Residência de Enfermagem entre Hospital e UNISC.

Já em Palmeira das Missões, o presidente visitou Associação do Hospital Caridade e reuniu-se com os profissionais da Enfermagem Berenice, Ezequiel, Karoline, Daria e Célio e os parabenizou a equipe pela informatização da sistematização de enfermagem. 

Além disso, o presidente do Conselho visitou as obras da nova UTI do Complexo hospitalar, acompanhado da coordenadora de enfermagem Michelline Moraes. “A enfermeira Michelline Moraes, no seu um ano de gestão, quanto coordenadora, sistematizou o serviço de enfermagem de forma eletrônica. No hospital não existem mais pastas físicas, apenas eletrônicas. A coordenadora também contratou mais 10 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem. Juntamente com a gestão foi concedido um aumento de 40% em todos os salários que estavam desvalorizados”, parabeniza Rivero.

Em Dois Irmãos das Missões, o presidente reuniu-se com o Secretário de Saúde, Marcio Martins Fortes e com a coordenadora de enfermagem do município, Débora Bonafé. Ficou acertado que o enfermeiro não poderá trabalhar de sobreaviso e a atuação contraria as competências na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

Ainda em sua visita pelo interior do Estado, Rivero esteve reunido com os profissionais de enfermagem da Sociedade Hospital Panambi.