23/01/2014 - Enfermagem de Uruguaiana criará Associação para lutar por um plano de carreira

Coren-RS apoia a iniciativa que congregará outras categorias

Dando continuidade ao acompanhamento da situação em que se encontra a enfermagem em Uruguaiana, o Coren-RS reuniu-se com representantes da categoria na Câmara Municipal de Vereadores do Município, com advogados e com o presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello, nesta quarta-feira (22/01).  Os profissionais vão criar uma associação para lutar por um plano de carreira e pela concretização de seus direitos. O Coren-RS apoia a iniciativa e está acompanhando o processo de perto. Na ocasião, além de membros das equipes de enfermagem dos postos de saúde da cidade, estiveram presentes profissionais da psicologia, saúde mental, nutrição e farmácia.
A representante institucional do Coren-RS, Maria de Fátima Pagel, abriu a reunião colocando que o Conselho de Enfermagem está ao lado dos inscritos e que a prefeitura de Uruguaiana já foi notificada em relação a diversas irregularidades encontradas pela fiscalização e que o próprio presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, esteve reunido com o prefeito Luiz Augusto Schneider, o vereador Ronnie Mello e a Secretária Municipal de Saúde, no dia 14 de janeiro. 
O advogado Cássio Jobim esteve presente na reunião, esclarecendo dúvidas sobre a composição de uma associação e falando sobre os direitos dos trabalhadores da saúde, como os 40% de insalubridade e o pagamento de horas extras. Jobim também esclareceu questões importantes sobre assédio moral e se colocou a disposição dos profissionais para defendê-los.


Texto e fotos:
Fernanda Barth