14/02/2014 - Secretarias de Saúde de Torres e Capão da Canoa recebem o Coren-RS

Presidente conversou com equipes de saúde das redes municipais

Durante esta sexta-feira (14), o Conselho Regional de Enfermagem iniciou uma agenda de duas visitas institucionais às secretarias de saúde dos municípios de Torres e Capão da Canoa, com o objetivo de debater os principais desafios de cada região. Os encontros tiveram a presença do presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero, e da assessora institucional Silze Ribeiro, que havia colhido as principais dúvidas dos profissionais destes municípios durante visitas prévias.

Em pauta, esclarecimentos sobre processos administrativos fiscalizatórios em andamento nos municípios, como dispensação de medicamentos, auxílio bucal e dimensionamento de pessoal. O presidente do Conselho orientou as equipes sobre as determinações da legislação em Enfermagem, para que todos possam garantir o bom funcionamento do atendimento em todas as áreas da saúde. "É importante que todos os membros da equipe de saúde conheçam os limites de atuação de cada profissional e que conheça um pouco de cada legislação para que o atendimento geral à população ganhe em segurança e eficiência", destacou. Nos dois encontros, os participantes tiveram o esclarecimentos de dúvidas sobre aplicação de diretrizes legais na prática.

Em Torres, a reunião foi realizada na presença da secretária de Saúde do município, Karla Mattos Nogueira Pinto, de representantes das coordenadorias municipais, como enfermeiros, farmacêuticos, médicos, dentistas, equipe de Vigilância Sanitária e outros profissionais da Saúde. Já em Capão da Canoa estiveram presentes enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde, além do secretário municipal de Saúde, Abel Valmiro da Silva Junior. O presidente também fez visita institucional orientativa em um parque aquático de Capão da Canoa, que conta com equipe de Enfermagem. Na ocasião o enfermeiro RT, Carlos Eduardo Silva, recebeu o Conselho e elucidou dúvidas sobre cálculo de dimensionamento em sua instituição.