15/02/2014 - Tramandaí recebe profissionais da região no Multiplica Coren



Os profissionais de Enfermagem do litoral norte tiveram mais uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos gratuitamente nesta sexta e sábado (14 e 15). Foi realizada em Tramandaí a quinta edição de 2014 do projeto Multiplica Coren - qualificando a Enfermagem gaúcha. As palestras foram realizadas de forma específica para enfermeiros no auditório da prefeitura, enquanto as qualificações para técnicos e auxiliares aconteceram na Câmara de Vereadores. 

Na sexta-feira (14), o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS, abriu o evento voltado aos enfermeiros abordando a necessidade de qualificação constante das equipes de Enfermagem e também da união da categoria. "Ficamos satisfeitos em ver aqui profissionais de Tramandaí, Capão da Canoa e praias vizinhas. Mesmo em época de veraneio e muito trabalho em nossa área, é importante reservar um tempo para nos aprimorarmos e também para trocar informações entre as instituições da região", destacou. Na sequência, os enfermeiros assistiram à palestra sobre acolhimento com classificação de risco nos serviços de saúde, ministrada por Márcio Neres dos Santos. Técnicos e auxiliares participaram do curso sobre avaliação de feridas e técnicas de curativos com o enfermeiro Edimar Barbosa.

No sábado, os enfermeiros tiveram palestras sobre implementação do serviço de cicatrização da pele, Sistematização em Assistência de Enfermagem (SAE) e dimensionamento de pessoal. Os cursos foram dirigidos respectivamente por Edimar Barbosa, Fernanda Reck e Maristela Silva, com apoio do conselheiro Claudir Lopes. Já os técnicos contaram com os cursos de erros de medicação, com o enfermeiro Marco Rogério Silva, e "Acolhimento: como eu faço?" com enfermeiro Rodrigo Madril. A última capacitação do dia, sobre suporte básico de vida e suas particularidades, foi ministrada por Adriana Roloff aos técnicos e auxiliares de Enfermagem. O curso contou com participação do salva-vidas do Batalhão Aéreo de Salvação do Corpo de Bombeiros e acadêmico de Enfermagem Adriano, que falou sobre o atendimento de emergência em casos de afogamento. 

Esta edição do Multiplica Coren contou com a presença dos conselheiros Luci Malicovski, Abelardo Gomes e Fabrício dos Santos, que também atenderam os inscritos junto ao Coren Móvel. O veículo de atendimento itinerante ofertou mais de trinta serviços entre sexta e sábado, como inscrições, atualizações de cadastro, negociações e outros. Além disso, também foi apresentado o projeto Relógio do Corpo Humano, que traz os principais benefícios das infusões conforme horários mais benéficos aos diferentes órgãos do corpo.

A próxima edição do Multiplica também contará com a presença do Coren Móvel e será realizada no dia 18, no Hospital São Camilo, em Esteio. A edição será voltada para enfermeiros, que já podem se inscrever gratuitamente no Portal de Eventos.

Texto e fotos: Luísa Souza