07/02/2014 - Hospital Geral de Caxias recebe o Certificado de Acreditação Hospitalar Nível I

Coren-RS prestigia a conquista e destaca papel da enfermagem

"A enfermagem tem papel central na conquista de qualquer certificado de acreditação. A aplicação do SAI e cálculo correto de dimensionamento, bem como a gestão das equipes, responsabilidades exclusivas da enfermagem, são indispensáveis para a obtenção da Acreditação. Portanto, a equipe de enfermagem do Hospital Geral de Caxias do Sul está de parabéns. Sem o esforço e a dedicação destes profissionais o HG não teria conquistado o tão almejado certificado, outorgado a apenas oito hospitais em todo o Rio Grande do Sul" destaca o enfermeiro Ricardo Rivero, presidente do Coren-RS. Entre estes oito hospitais o Hospital Geral é o único que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde.

Recomendado pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), o Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) recebeu, dia 26 de fevereiro, o Certificado de Acreditação Hospitalar Nível I. Concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação atesta a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital, especialmente nos quesitos que envolvem a segurança de pacientes e funcionários. A solenidade de entrega ocorreu no Bloco A da Cidade Universitária.

Conforme o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, a acreditação é resultado da qualificação dos processos e serviços oferecidos na Instituição. Junqueira reforçou que a Acreditação Nível I avalia a segurança dos pacientes, mas também representa o comprometimento da instituição em manter a qualidade do atendimento e o aprimoramento dos serviços prestados.

Também participaram do evento a Secretária Estadual da Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes, a deputada estadual Marisa Formolo, o deputado estadual Vinicius Ribeiro, além de autoridades acadêmicas, gestores e funcionários do Hospital Geral.

Texto e fotos: Fernanda Barth