17/03/2014 - Canadá oferece vagas para enfermeiros



Promissoras oportunidades de trabalho estão à espera dos enfermeiros brasileiros no Québec. Os interessados devem ter curso superior completo e precisarão passar por um estágio remunerado de curta duração exigido pela Ordem dos Enfermeiros do Québec.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais da província canadense, no período de 2012 a 2021, 28 mil novas vagas na área de saúde serão abertas, sem contar as vagas liberadas quando alguém se aposenta.  
 
Outro dado revela a importância que os profissionais do setor assumem no atual contexto sócio-econômico do Québec. Também de acordo com o Ministério, até 2015 serão necessários mais de 72 mil enfermeiros na província, número aquém do exigido pelo mercado de trabalho local. O déficit será superior a 7.800 especialistas na função.
 
A remuneração anual gira em torno de CAD$ 51 mil para enfermeiros autorizados, CAD$ 61 mil para supervisores e CAD$ 75 mil para diretores. É possível encontrar vagas em hospitais, laboratórios, centros de serviços comunitários, programas de educação em saúde ou serviços de assessoria em assuntos relacionados à prática da profissão. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.
 
Processo de seleção
 
Os critérios para a imigração incluem diploma universitário na área, experiência profissional, idade preferencialmente até 38 anos e conhecimento de francês (idioma oficial do Québec). Além dos solteiros, aqueles que já possuem cônjuge e filhos são especialmente bem-vindos.
 
O site www.imigrarparaquebec.ca apresenta a lista de documentos exigidos e taxas que precisam ser recolhidas. Após ser aceito no processo de seleção do governo de Québec, o imigrante pode continuar o aprendizado de francês nas Alianças Francesas parceiras e no Senac, em São Paulo, e obter um reembolso de até CAN$ 1500. Para mais detalhes sobre as oportunidades na área, acesse o site e inscreva-se em uma palestra de informações.