04/04/2014 - Enfermagem gaúcha presente em Simpósio na Espanha



O Conselho Regional de Enfermagem – Coren-RS esteve presente nos dias 3 e 4 de abril, no “X Simposium Internacional de la Asociación Española de Nomenclatura, Taxonomía y Diagnósticos de Enfermería”, em Sevilha, Espanha. 

Com o objetivo de debater a identidade, utilidade e a qualidade da linguagem dos enfermeiros internacionalmente, o Conselho foi representado pelos Conselheiros e enfermeiros, Ricardo Rivero e Claudir Lopes da Silva.  Estiveram presentes palestrantes internacionais e locais, como a vice-presidente da NANDA - I Dra. Enfermeira Shigemi Kamitsuru e a  autora do Livro Classificação dos Resultados NOC, Dra. Enfermeira Elizabeth Swanson.

A enfermagem gaúcha esteve presente no evento participando de palestras e oficinas apresentando os avanços no estado relacionados a Sistematização dos Serviços de Enfermagem.  A Dra. enfermeira Amália de Fátima Lucena - Coordenadora da Comissão do Processo de Enfermagem-COPE do HCPA, palestrou sobre Diagnóstico de Enfermería Riesgo de Caídas: Perfil de Pacientes y Cuidados; a Dra. enfermeira Miriam de Abreu Almeida do HCPA, abordou a Solución Creativa Para El Aprendizaje de Razonamiento Diagnóstico en Enfermería: software  para educativo; já a Dra. enfermeira Isabel Cristina Echer, abordou em seu trabalho o Cuidado de Enfermería Implementados para Los Pacientes Receptores de Transplante Renal. Na oportunidade, o Conselheiro do Coren-RS, Claudir Lopes da Silva, apresentou o projeto de criação de um sistema eletrônico para implantação do Processo de Enfermagem.