04/04/2014 - Saúde de São Leopoldo lança Protocolo de Saúde da Mulher

Documento será utilizado na rede municipal de Saúde do município

A equipe de saúde do município de São Leopoldo, na região Metropolitana, realizou nesta sexta-feira (04), o lançamento do Protocolo de Saúde da Mulher, documento que será o norteador das ações das equipes da rede municipal na assistência à saúde feminina. 

O protocolo foi construído por equipes multidisciplinares com o objetivo de padronizar as ações dos profissionais que atuam neste tipo de assistência, promovendo atendimentos de maior qualidade às usuárias. O documento é composto por quatro capítulos, que tratam da assistência a mulheres em período gestacional e recém nascidos, planejamento familiar, prevenção de câncer de útero e mama, legislação, solicitação e prescrição de exames e medicamentos, sempre balizado por outros documentos que prevêem tais ações no Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento foi apresentado integralmente ao grupo de enfermeiras da rede municipal de saúde, que conheceram seu conteúdo e tiveram a oportunidade de propor melhorias. Segundo a enfermeira Cláudia Lindenmeyer Welter, que apresentou o protocolo, o próximo passo é a discussão dos ajustes propostos através de oficinas, que serão agendadas em breve. 

O evento aconteceu na Casa Matriz de Diaconisas e contou com a presença da primeira dama, enfermeira Tatiana Capovilla da Silva, do secretário municipal de saúde, Julio Copstein Galperim, da assessora institucional do Coren-Rs, enfermeira Maristela Silva e dos profissionais que construiram a base do protocolo: enfermeiras Cláudia Lindenmeyer Welter e Caren Job Muller da Silva, e médicas Lisiane Bittencourt da Silva e Regina Peçanha.