09/04/2014 - I Seminário debate Implantação da SAE, Dimensionamento e Processos de Enfermagem

Evento que abordou o Cuidar com Consciência encerrou nesta terça-feira em Porto Alegre

O segundo dia de atividades do I Seminário do Cuidar com Consciência foi marcado por apresentações e mesas de trabalho que debateram, principalmente, casos de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, metodologias de sucesso, dimensionamento de pessoal e aplicação do processo de Enfermagem - classificação Nanda. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em parceria com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Na primeira mesa redonda, que teve a mediação da enfermeira Elisângela Sequeira, foram apresentados casos de implantação da SAE pelas enfermeiras do Hospital Geral de Caxias do Sul, Regina Medeiros, do Hospital de Banco de Olhos de Porto Alegre, Emi Sakamoto Suda,  e do Hospital Independência, Glaucia Trevisan. O debate sobre metodologias de sucesso na Enfermagem foi mediado pela enfermeira e conselheira, Ana Rita Rossato, e contou com as presenças da representante do Hospital Mãe de Deus, Fernanda Guimarães, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Rute Somensi, e da representante do Hospital São Lucas da PUCRS, Graziela Hax.

As enfermeiras fiscais do COREN-RS, Daiana Cocconi, Camila Pastoriza e Muriel Veigas, abordaram a temática do Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem. Essa mesa redonda foi mediada pela coordenadora Técnica de Fiscalização do Conselho, Mara Helena Fagundes. Já a apresentação voltada à aplicação do processo de Enfermagem - Nanda, foi feita pela Dra. Amália de Fátima Lucena.

Abertura do Processo Eleitoral do COREN-RS
Além de apresentar proposta de implantação eletrônica de sistematização, durante o I Seminário do Cuidar com Consciência, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o conselheiro do COREN-RS, enfermeiro Claudir Lopes, tornou pública a publicação do Edital de abertura do Processo Eleitoral do Conselho - exercício 2015/2017.

Conforme o Edital, a data da eleição será no dia 13 de setembro de 2014.

Fotos: Assessoria de Comunicação e Marta Mendes.