11/04/2014 - Coren-RS presente no 11º Congresso Internacional da Rede Unida



Entre os dias 10 e 13 de abril, a cidade de Fortaleza sedia o 11º Congresso Internacional da Rede Unida. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – Coren-RS participou do evento com a representação do conselheiro, enfermeiro Ricardo Rivero. Na ocasião, Rivero falou sobre a Avaliação da Implantação do Processo Administrativo da Fiscalização do Coren-RS, representando o presidente interino, Claudir Lopes da Silva.

Outros representantes gaúchos também participaram do evento. A enfermeira da Universidade de Santa Cruz do Sul, Maite Lima, falou sobre a Avaliação da Implementação de Estratégias de Controle de Tuberculose e o Nível de Conhecimento entre Agentes Penitenciários em um Presídio Regional do RS. Já a psicóloga e professora da UNISINOS, Tonantzin Ribeiro Gonçalves, abordou o Teste Rápido para Detecção de HIV em Gestantes na Atenção Primária em Porto Alegre.

A primeira mesa de debates do Congresso teve como tema “Desafios para a organização de sistemas de saúde: experiências comparadas sobre atenção básica / atenção primária” e contou com as presenças do ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, e representações dos ministérios da Argentina e do Equador.

Objetivo do 11º Congresso

Com o tema central “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”, o 11º Congresso objetiva contribuir com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes.