29/04/2014 - Conselho capacita profissionais durante curso em Porto Alegre



Nesta terça-feira (29), foi realizada, no auditório da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, em Porto Alegre, mais uma edição do curso “Dimensionamento de Pessoal e outros aspectos para Gestores de Enfermagem". A iniciativa foi promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – Coren-RS, em parceira com a Federação.

No evento, o presidente interino do Coren-RS, Claudir Lopes da Silva, e a assessora Institucional, Maristela Silva, palestraram sobre o Dimensionamento de Pessoal na Enfermagem. Além de apresentar exemplos e esclarecer dúvidas, eles destacaram a necessidade de haver o dimensionamento baseado na Resolução Cofen nº 293/2004, uma vez que o mesmo sistematiza e fundamenta o planejamento de profissionais necessários para prover a assistência com segurança aos pacientes, bem como aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem. 

As demais pautas debatidas no curso foram: Acolhimento e Classificação de Riscos, com o enfermeiro Márcio dos Santos, Sistematização dos Serviços de Enfermagem, conduzida pela enfermeira Marta Bratz, e Ferramentas de Gestão nos Processos de Enfermagem, com a enfermeira Rute Somensi.