08/05/2014 - Legalidade da SAE nas instituições de saúde é pauta de palestra na UNISC



Entre os dias 06 e 08 de maio, o curso de graduação em Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – Coren-RS, realizou a XIII Jornada de Enfermagem – Os emergentes desafios da profissão. Nesta quinta-feira (08), o presidente interino do Coren-RS, enfermeiro Claudir Lopes da Silva, proferiu palestra para estudantes, docentes e profissionais da área sobre a Legalidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE nas instituições de saúde.

Em sua fala, o presidente interino do Coren-RS ressaltou a necessidade de repensar a prática profissional e falou sobre a importância da Sistematização, salientando que a mesma não pode ser vista pelos profissionais como mais uma tarefa apenas. “Nós, profissionais da Enfermagem, temos o papel do cuidado. Diante disso, o planejamento elaborado através da Sistematização assume papel fundamental para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais, aprimorando a assistência realizada”, afirmou Claudir.

A palestra do Coren-RS teve a mediação da professora da UNISC, enfermeira Suzane Krug. Os debates sobre a SAE também contaram com a participação da representante da Universidade do Sul de Santa Catarina, enfermeira Dulcinéia Schneider, com mediação da Gerente Assistencial do Hospital Santa Cruz, Fernanda Gallisa. 

No dia 6 de maio, o conselheiro Fabrício Santos, esteve presente na abertura do evento, representando o Coren-RS. O evento contou, ainda, com palestras voltadas à segurança do paciente, diagnóstico, entre outras temáticas e mini cursos de aprimoramento acadêmico e profissional.