07/08/2014 - 17º CBCENF: Abertura do evento celebra os 40 anos do Cofen

Belém recebe o maior evento anual da área de Saúde na América Latina

O auditório lotado do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia recebeu, em festa, as delegações do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem. A abertura oficial do 17º CBCENF começou pouco antes das 20h desta quarta-feira (06/08), com a entrada das comitivas, ao som dos hinos estaduais ou de músicas representativas de cada Estado.

O presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque, saudou os conselheiros e congressistas lembrando os 40 anos de lutas e conquistas do sistema Cofen/Corens, tema desta edição do congresso. “Não representamos apenas profissionais, representamos heróis que inspiram a paz e transformam vidas”, afirmou o presidente, que relembrou as conquistas da Enfermagem nessas quatro décadas e renovou o compromisso do sistema Cofen/Coren com a eficiência e probidade administrativa.

Anfitrião do congresso, o presidente do Coren/PA, Mário Antonio Vieira, ressaltou a emoção de receber o CBCENF na edição que comemora os 40 anos do Cofen. “O sistema Cofen/Corens participou da redemocratização do país, da construção do Sistema Único de Saúde. Consolidamos as áreas de atuação dos profissionais de Enfermagem, zelando pela qualidade da formação profissional, pela ética, pela ciência do cuidado”, afirmou.

A abertura do 17º CBCENF ressaltou também a mobilização da Enfermagem pela aprovação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, reivindicação histórica da categoria, materializada no Projeto de Lei 2.295/2000 – PL 30h, que está na pauta da Câmara dos Deputados, com apoio do sistema Cofen/Corens.

Homenagem – A emoção tomou o ambiente durante a homenagem às Técnicas em Enfermagem Rayline Campos, Raimunda Costa e Luciney Aguiar de Sousa, mortas no acidente aéreo de 18 de março, no Pará, que comoveu o Brasil. Após um minuto de absoluto silêncio em memória às profissionais, familiares receberam homenagem do Cofen e Coren/PA.

Fonte: Conselho Federal de Enfermagem - Cofen