14/04/2015 - Coren-RS reúne-se com direção do Hospital Centenário e cobra readequação do número de profissionais



O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, acompanhado do conselheiro Ricardo Haesbaert, da coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa Espíndola, e do procurador adjunto da Autarquia, Antonio Fredo Baldoino, reuniu-se na tarde de segunda-feira (13 de abril) com a direção da Fundação Hospital Centenário, em São Leopoldo, para cobrar providências quanto à falta de profissionais na área da enfermagem.
 
O Conselho foi recebido pela vice-presidente de administração, Fátima Regina de Azeredo, e pela diretora da enfermagem Fernada Estrela. Durante o encontro, o Coren-RS protocolou notificação onde reitera que a defasagem na área da enfermagem, associada ao número significativo de horas extras, favorece o risco de danos aos pacientes, decorrentes da exaustão por sobrecarga de trabalho.

O número insuficiente de profissionais já havia sido constatado em visitas fiscalizatórias anteriores e, recentemente, no dia 29 de março, o Hospital Centenário teve a UTI Neonatal e o Centro Obstétrico fechados por superlotação. A Autarquia solicitou um posicionamento do hospital quanto ao plano de readequação. O estabelecimento tem um prazo máximo de 15 (quinze) dias, a contar do recebimento do documento.

Fonte: Asscom Coren-RS