27/04/2015 - Coren-RS ministra palestra na 4ª Jornada Sulbrasileira de Atendimento Pré-Hospitalar



Atendendo convite dos Núcleos de Educação em Urgências e Educação Permanente (NEU/NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou palestra na 4ª Jornada Sulbrasileira de Atendimento Pré-Hospitalar,  na tarde de quarta-feira (22 de abril), no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. 
 
Na palestra Enfermeiro no Suporte Básico de Vida e o Cenário Atual, as enfermeiras Camila Antonello Pastoriza e Muriel Viegas e Silva, do Departamento de Fiscalização (Defisc) da Autarquia, discorreram sobre as resoluções 375/2011 e 379/2011 do Cofen, que dispõem sobre a presença do(a) Enfermeiro(a) no Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido. Na ocasião, as enfermeiras alertaram os profissionais do SAMU sobre os critérios mínimos de formação de equipes, profissionais envolvidos, treinamentos, equipamentos e materiais para ambulâncias das diferentes modalidades nesse modelo. O técnico de enfermagem Abelardo Gomes, conselheiro da Autarquia, também esteve presente, acompanhando os trabalhos.

O Conselho, através gestão 2015-2017, ressalta que as ações fiscalizatórias passam a ter caráter humanitário e educativo e não meramente punitivo. Pensando nisso, nos interesses da categoria e na população, a Autarquia projeta encontros com representantes do Governo do Estado e dos municípios para a elaboração de Termos de Ajustamento de Conduta visando ao cumprimento da legislação e consequente qualificação dos serviços. 

Fonte: Asscom Coren-RS