07/05/2015 - Coren-RS se reúne com a diretoria do GHC para tratar sobre déficit de pessoal



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se reuniu na quinta-feira (dia 30 de abril) com a diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre. No encontro, foi tratado o déficit de profissionais de Enfermagem na instituição, constatado em visitas fiscalizatórias do Coren-RS. 

O GHC reconheceu a defasagem de pessoal e apresentou ao Conselho os parâmetros que utiliza para dimensionar e avaliar a força de trabalho dos profissionais de Enfermagem. O GHC não se baseia apenas na resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para realizar o cálculo. 

Para o Coren-RS, apesar de os números apresentados pelo Coren-RS e pelo GHC serem divergentes, os parâmetros usados pelo GHC fundamentam de forma mais concreta as justificativas da necessidade de pessoal. A abertura de novas vagas no GHC depende de instâncias superiores do governo federal.   

O Coren-RS reafirmou que seguirá cobrando a resolução do déficit de pessoal – uma vez que o fato sobrecarrega os funcionários e pode afetar a qualidade do serviço prestado aos pacientes – e propôs que o GHC comece a colocar profissionais nos setores mais críticos da instituição. 

O Conselho foi representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, pelos conselheiros Nelci Dias da Silva e Estevão Finger da Costa e por integrantes da equipe da Fiscalização. Pelo GHC, estavam a superintendente, Sandra Fagundes, e o diretor administrativo e financeiro, Gilberto Barichello.

Fonte: Asscom Coren-RS