21/05/2015 - Semana Integrada da Enfermagem Gaúcha 2015 termina com lançamento de Carta Compromisso



O encerramento da Semana Integrada da Enfermagem Gaúcha 2015 ocorreu nesta quarta-feira, dia 20, Dia do(a) Técnico(a) e do(a) Auxiliar, em Santa Maria, na Região Central do Estado. O Auditório Gulerpe da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu o último evento do Ciclo de Debates sobre o tema “Os compromissos da Enfermagem gaúcha hoje e amanhã”, que compôs a programação da Semana. Dezenas de pessoas participaram.

Ao final, foi apresentada a Carta Compromisso da Enfermagem Gaúcha. O documento é resultado das discussões nos debates realizados em Porto Alegre (dia 12 de maio), Caxias do Sul (dia 13), Erechim (dia 14), Torres (dia 18) e Santa Maria. O documento é encabeçado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e pelo Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), em conjunto com profissionais, estudantes e entidades da saúde. 

Alguns dos compromissos firmados entre os(as) profissionais da Enfermagem junto à sociedade gaúcha são: o cuidado de Enfermagem qualificado, humanizado e livre de qualquer discriminação; o combate à “comercialização do ensino” (cursos, escolas e universidades); o fortalecimento da identidade técnica, política, ética e científica da Enfermagem, entre outros pontos. 

Em sua fala, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, disse que a Semana de Enfermagem é um momento importante para que enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares reflitam sobre questões acerca da profissão, como as lutas da categoria – jornada de 30 horas semanais, piso salarial, entre outras – e a necessidade de mais valorização. “A Enfermagem precisa de melhores condições para exercer plenamente o seu papel, como políticas públicas de saúde que garantam a efetiva implantação do SUS e Planos de Cargos, Carreira e  Salário [PCCSs] com tratamento igualitário para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da saúde”, afirmou. 

A presidente do Sergs, Cláudia Santos, destacou os muitos desafios enfrentados pela Enfermagem, a importância do trabalho em equipe para o bom atendimento dos usuários da rede de saúde e a necessidade da união dos(as) profissionais em torno das lutas da categoria. Ainda estavam presentes à mesa Soeli Guerra, enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), e José Airton Clerice, presidente do Sindisaúde - Santiago.

UNIÃO INÉDITA – A Semana, que começou no dia 12, é resultado de uma união inédita entre as entidades representativas da Enfermagem e da saúde. A iniciativa foi promovida pelo Coren-RS e pelo Sergs, em parceria com o Sindisaúde, Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do RS (Feessers) e serviços e instituições formadoras da Enfermagem.

Confira a Carta Compromisso na íntegra aqui.

Fonte: Asscom Coren-RS