17/06/2015 - Coren-RS notifica Pronto Socorro de Pelotas por falta de profissionais de Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, acompanhado do conselheiro Willi Wetzel Júnior, do advogado e chefe da Divisão de Processos Institucionais, Márcio Félix, e das enfermeiras fiscais Gabriela Corrêa Guerra, Inês Soria Marques e Ivanete dos Santos de Andrade, realizou ação fiscalizatória no Pronto Socorro Municipal (PSM) de Pelotas nos dias 15 e 16 de junho e notificou a instituição em função do déficit de profissionais na área da Enfermagem.
 
As entidades gestoras do PSM não têm cumprido prazos e requisitos de dimensionamento de pessoal estabelecidos na resolução nº 293/2004 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O subdimensionamento de trabalhadores já foi constatado em outros momentos. Inclusive, desde junho de 2014 há o ajuizamento de ação civil pública contra o estabelecimento e Secretaria Municipal de Saúde do município, que trata acerca da readequação do número de enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares.
 
A partir da inspeção que foi realizada em todos os turnos de funcionamento do hospital durante os dois dias, o Coren-RS apresentará relatório com as irregularidades que comprometem a qualidade e a segurança do atendimento prestado à população. A Autarquia reitera que esta defasagem de profissionais de Enfermagem favorece o risco de danos aos pacientes, decorrentes da exaustão por sobrecarga de trabalho.
 
Fonte: Asscom Coren-RS