24/06/2015 - Coren-RS participa de audiência pública sobre os 25 anos do SUS



O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), representando pelo presidente Daniel Menezes de Souza, participou, na quarta-feira (24), da audiência pública “25 anos de Regulamentação do SUS - Avanços e Desafios”, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembléia Legislativa. Na ocasião, deputados, representantes de entidades de saúde, profissionais e usuários debateram a importância do Sistema Único de Saúde para a população, os avanços conquistados desde sua criação, em 1988, bem como os desafios a serem superados.

O evento foi aberto pelo presidente da CSMA, deputado Valdeci Oliveira (PT), que apresentou dados estatísticos sobre a abrangência do SUS. Anualmente, são realizados cerca de 2,8 bilhões de procedimentos ambulatoriais, 19 mil transplantes, 236 mil cirurgias cardíacas, 9,7 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia, 11 milhões de internações e 130 milhões de atendimentos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, disse que o SUS, nos seus 25 anos, tem muito a comemorar. “É o melhor sistema para o país, que atende a todos, sem discriminação. Se hoje tem problemas é porque não está implantado como deveria”, afirmou.  Daniel Menezes de Souza também destacou a importância da atenção primária e a valorização de seus profissionais, salientando que os(as) profissionais de nível médio, os(as) técnicos(as) em Enfermagem e os(as) agentes comunitários de saúde são os(as) que estão à frente da Saúde da Família, no país, em conjunto com enfermeiros(as) e médicos(as).

Como desafio, o presidente do Coren-RS aposta na valorização dos(as) profissionais.  “Poderíamos ter uma saúde com mais qualidade se a atenção básica fosse valorizada”, frisou. Denunciou, também, a privatização da saúde com a terceirização da mão de obra, a precarização das relações de trabalho, como por exemplo, na Estratégia da Família, em Porto Alegre e em outros municípios.
 
Fonte: Asscom Coren-RS com informações da Agência de Notícias ALRS