07/07/2015 - Coren-RS recebe representantes de entidade para falar do censo nacional sobre UTIs e Samu



A Sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu na tarde desta segunda-feira (06) a visita de duas representantes da Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva (Abenti). O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, e as enfermeiras Débora Feijó Villas Bôas Vieira e Jaqueline Sangiogo Haas trataram sobre o Censo de UTIs e Samu 2015. 

O levantamento, de abrangência nacional, tem a realização do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Fundação Médica do RS e conta com o apoio da Abenti. O objetivo da pesquisa é analisar os modelos assistenciais e o cuidado prestado nos serviços de urgência e emergência do Samu e aos pacientes críticos em UTIs. As informações servirão de base para projetos de melhorias e aprimoramentos. 

A enfermeira Débora, coordenadora geral da pesquisa, ressaltou a importância da colaboração de todos(as) os(as) profissionais da Enfermagem para obtenção das informações. A coleta dos dados termina em 10 de agosto e, até agora, houve um baixo retorno das instituições de saúde do RS. “Esse censo nos trará dados inéditos importantes sobre a terapia e o cuidado intensivos, como a atuação dos profissionais, o perfil dos pacientes atendidos, entre outros”, disse.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.otics.org/estacoes-de-observacao/pesquisa-uti-samu

Durante a reunião, o Coren-RS e as entidades também trataram sobre futuras possíveis parcerias.
 
Fonte: Asscom Coren-RS