14/07/2015 - 7ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre debateu temas importantes



A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre ocorreu na sexta-feira, sábado e domingo (dias 10, 11 e 12 de julho), no Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Foram debatidos temas importantes, sobre os quais o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) tem posicionamento favorável: taxação das grandes fortunas como uma das formas de financiar o Sistema Único de Saúde (SUS), garantia da destinação de 25% dos royalties do pré-sal para financiamento do SUS, garantia de 10% da receita tributária bruta da União para a saúde e combate à terceirização/ precarização do SUS.

O conselheiro do Coren-RS Estêvão Finger da Costa participou dos debates.  
 
Também foi discutida uma proposta sobre carreira única da saúde no regime estatutário, com carga horária máxima de 30 horas semanais e salários dignos para os(as) trabalhadores(as) da saúde. Os debates ocorreram em torno de quatro paineis temáticos: “Acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas”, “Financiamento público e relação público x privado”, “A participação social e a representatividade do controle social no SUS” e “Gestão do trabalho e da educação na saúde”.
 
A 7ª Conferência Estadual de Saúde ocorrerá de 18 a 20 de setembro, também em Porto Alegre. O que for discutido nos âmbitos municipal e estadual será levado à etapa nacional da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), de 1º a 04 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
 
Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do Ministério da Saúde)