04/08/2015 - Coren-RS apresenta amanhã (05) dados regionais da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lança amanhã (05), em Porto Alegre, os dados regionais da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. O evento será às 14h, no Ritter Hotel (Largo Vespasiano Julio Veppo, 55 – em frente à Rodoviária). Ele é gratuito e aberto ao público. As informações serão apresentadas pela coordenadora geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado.

A pesquisa é fruto da parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se do maior estudo da América Latina sobre uma categoria profissional, abrangendo um universo de mais de 1,8 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares. Os resultados detalham a situação da enfermagem em âmbito nacional e regional, nas 27 unidades federativas. No Rio Grande do Sul, foram entrevistados mais de 112 mil profissionais.
 
O Perfil da Enfermagem no Brasil apresenta as características da profissão com base nos seguintes aspectos: identificação socioeconômica; formação profissional; acesso à informação técnico-científica; mercado de trabalho; satisfação no trabalho e relacionamento; e participação sociopolítica. Os dados servirão como base para a elaboração de futuras políticas públicas voltadas à categoria.
 
Compareça e participe! Sua presença e participação são essenciais na luta por uma categoria mais forte e valorizada.
 
Lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Rio Grande do Sul
Data: 05 de agosto de 2015 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Ritter Hotel (Largo Vespasiano Julio Veppo, 55), em Porto Alegre – RS
Fontes: Cofen, Fiocruz e Coren-RS
 
Fonte: Asscom Coren-RS (com informações do Cofen)