07/08/2015 - Hospital realiza adequação no quadro de funcionários da Emergência após fiscalização do Coren-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem promovendo desde fevereiro, quando a gestão 2015-2017 assumiu, uma série de visitas fiscalizatórias a instituições de saúde do Estado. O foco dessas ações não é apenas punitivo, mas também de orientação e consenso para solucionar problemas graves, como o subdimensionamento de pessoal, que sobrecarrega os(as) profissionais de Enfermagem e pode refletir negativamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes. 

No mês passado, um Processo Administrativo Fiscalizatório contra o Hospital Ernesto Dornelles (HED), em Porto Alegre, teve um desfecho positivo: a contratação de profissionais de Enfermagem para o setor da Emergência.

O processo teve origem em uma denúncia do Sindisaúde feita ao Coren-RS, sobre déficit de funcionários na unidade. Em abril, ocorreu a primeira visita fiscalizatória, na qual o problema foi constatado. Em julho, em visita de retorno, a Fiscalização foi informada sobre a contratação de três enfermeiros e cinco técnicos. Segundo a gerência de Enfermagem do HED, o quantitativo atual da Emergência (17 enfermeiros e 59 técnicos de Enfermagem) é compatível com a demanda. Em seu parecer final, a Autarquia entendeu que as inadequações de pessoal foram sanadas.

O Coren-RS reafirma o seu compromisso com a saúde e com os(as) profissionais da Enfermagem. Por meio das visitas fiscalizatórias e de ações coordenadas junto a entidades representativas, como o Sindisaúde, será possível ter uma categoria mais reconhecida e mais valorizada e um atendimento mais seguro e qualificado à população.

Fonte: Asscom Coren-RS