11/08/2015 - Coren-RS, Abenfo-RS, Sergs e universidades se reúnem para tratar sobre a Enfermagem Obstétrica no RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu na terça-feira (04 de agosto), na sede da autarquia, em Porto Alegre, diversas instituições para tratar especificamente sobre o ensino e a atuação da Enfermagem Obstétrica no Estado. No encontro, estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras - RS (Abenfo), do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria, e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

De acordo com o previsto no Art. 11 da Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986, o(a) Enfermeiro(a) Obstétrico(a) tem competência legal de realizar assistência obstétrica, além de todas as atividades de enfermagem. Já o(a) Enfermeiro(a) Obstetriz possui competência legal para realizar assistência obstétrica, com ênfase na promoção da saúde da mulher e na assistência da mulher durante a gravidez, o parto e o pós-parto. Baseados na lei e, também, na Resolução Cofen 0478/2015, que normatiza a atuação e a responsabilidade civil do(a) Enfermeiro(a) Obstetra e Obstetriz nos Centros de Parto Normal e/ou Casas de Partos, cada uma das entidades apresentou um panorama da realidade atual da capacitação dos(as) profissionais e dos campos de estágios dos(as) pós-graduandos(as).

Além disso, de posse dos alarmantes números de cesáreas realizadas no país foi reafirmada a importância e o apoio ao Programa Rede Cegonha, instituído em junho de 2011 através da Portaria nº 1.459 do Ministério da Saúde. A Rede Cegonha é um pacote de ações que visa garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança.

As entidades da enfermagem têm participado das principais discussões acerca da saúde da mulher, junto a movimentos sociais de mulheres, em defesa do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento. O Coren-RS tem sido um dos protagonistas nessas ações.

Fonte: Asscom Coren-RS